17 de mar. de 2012

Opinião – 100%, multiplayer, zerar o jogo


Há tempos li uma opinião, disponível em http://deltagamer.com/14289/report-90-percent-of-games-dont-finish-games, relatando o seguinte fato que chama a atenção:

‘’Cerca de 90% dos jogos que são iniciados, não são finalizados, zerados, acabados, pelas pessoas que os jogam.’’


Para o artigo completo, com mais detalhes e opinioes:  http://tinyurl.com/79gcyar

Por terminar o jogo, subentende-se ir até a ultima fase, e vencer o chefe final. Chegar ao fim do modo história. Superar o desafio final (isso na dificuldade Normal, ninguém falou em modo Hard)

Desse mesmo texto, e vendo outras opiniões em sites e de amigos e conhecidos, ressaltam se alguns fatos e tendências:

1 - Multiplayer online tem uma grande culpa nisso, atraindo o jogador para outro modo de jogo. Isso está fazendo com que o modo single- player/ solo tenha ficado em segundo plano, com duração inferior a 5/10 horas, e em alguns casos não é mais o modo principal do jogo.

2 -  As ultimas fases do jogo normalmente tem um nível de dificuldade elevada, o que tenta o jogador a desistir. Além disso, a recompensa para fazê-lo é nula. Com isso o jogador que ja completou 80% do jogo, já sente-se satisfeito com a experiência.

3 – A quantidade de títulos de destaque nunca foi tao alta, o que faz com que o jogador perca o foco ao se dedicar a múltiplos títulos, e eventualmente escolhendo seu predileto, desistindo dos anteriores.

4 – A média de idade do gamer cresceu, o que faz com que ele divida seu tempo para outras tarefas incluindo família e trabalho. Combinando esse fator com o #3, temos menos tempo e mais titulos a ser testados.

5 -  As opções de entretenimento só crescem: Existe a concorrencia de séries que demandam tempo das pessoas,  aplicativos em tablets e iOS, atualizações constantes em diversos blogs e redes sociais, MSN, etc.

Por fim, uma menção válida é a popularização de compartilhadores de video como o Youtube, onde as pessoas postam o final dos games, e caso o cidadão esteja morrendo de curiosidade de saber como a historia acaba..... basta dar uma consultada no vídeo.

No próximo post, o tema Caçadores de troféus será adicionado a essa discussão, com opiniões minhas e dos nossos demais blogueiros.

3 comentários:

  1. Concordo com 100% das palavras. mas ressalto as que o multiplayer é um dos principais motivos pela interatividade que o modo permite.

    a disputa entre humanos é sempre mais valorizada, além do fato de colocar o seu país nos rankings online, o que motiva muito os jogadores a jogar online e não o modo história do jogo

    ResponderExcluir
  2. Ou quando se termina um jogo e em seguida se pega a sequência, como Super Mario Galaxy 2, e vem aquela sensação de "já fiz isso".

    ResponderExcluir