29 de mar. de 2012

Opinião - Caçadores de troféus - Parte 1


Os caçadores de troféus são aqueles que tem um objetivo principal nos seus jogos. Caçar prêmios, títulos, recordes, medalhas, dentro do próprio jogo.

Esse tipo de atitude surgiu quando os consoles concorrentes Playstation 3/ Xbox360 criaram um perfil online, aonde você pode compartilhar seu ‘’Gamer Status’’ assim como seus troféus e prêmios. Isso funciona de maneiras diferentes



No Xbox, cada conquista ‘’ingame’’ vale pontos, e o Gamer exibe a soma da pontuação obtida.

No Playstation, cada conquista se reflete num troféu, podendo ser de bronze, prata, ouro, dependendo do objetivo. O troféu de platina é reservado para a marca de 100% de conquistas em um titulo. Logo o perfil do cidadão online exibe quantos troféus ele tem, e insere-o dentro de um ranking.

Os tão cobiçados troféus da Playstation Network

Apesar de sempre disponibilizar conquistas nos seus sistemas, a Nintendo não disponibilizou um Perfil online, coisa que a empresa já disse que vai corrigir daqui para frente, tamanho o sucesso do sistema.
Isso fez com que surgisse um novo conceito, de jogar pra liberar conquistas, ou pra fechar 100%. São os caçadores de troféus que estão ligando apenas para seu ranking de pontuação,e  não pela experiência do jogo.

Esse tipo de sistemas de pontuação tem vantagens e desvantagens inusitadas, relacionadas aqui:


Algumas vantagens, relacionadas ao incentivo de ganhar prêmios e sensação do dever cumprido:
1. Explorar mais coisas do jogo
2. Descobrir missões secundárias inusitadas
3. Terminar o jogo na maior dificuldade
4. Derrotar aquele chefão
5. Passar mais tempo online

Desvantagens envolvem:
1. Repetição mecânica de tarefas
2. Tarefas muito difíceis do tipo ficar em primeiro no ranking
3. Ter que jogar online, com servidor já desativado.

Piadinha com achievements da Xbox Live


A seguir como prometido, opiniões minhas e de demais redatores desse Blog:

Denis Willian

Hoje em dia pela quantia de jogos e videogames, na maioria deles fazer 100% do jogo não lhe adiciona nada, apenas troféus e live points ou whatever, eu jogo bastante, e não faço questão de fazer 100% do jogo, apenas 100% da história.

TODOS os jogos de hoje estão muito mais fáceis, continues ilimitados, morreu volta no mesmo lugar e tenta de novo. Eu sou fan de jogo multiplayer, Killzone é um exemplo de jogo que eu não estou conseguindo terminar a história porque o multiplayer me traz muito mais diversão e desafio.

A tendência dos jogos hoje em dia você fechar no "normal" e estacionar o jogo para players regulares/normais e fechar no modo mais difícil para liberar o ultimo troféu do jogo para players Hardcores/Esforçados.

Lucas H. S.

Hoje em dia não da mais para se focar em 100%. inclusive, são poucos jogos que te dão recompensas úteis ao fazer 100% (novos chefes, itens, ou uma parcela maior de história), a maioria é só pra saber se você é muito viciado ou não.

São raros jogos q vão fazer as pessoas viciarem, e com a difusão da internet nos video games, a tendencia eh mesmo o multiplayer dominar o mundo. Não vejo esse quadro reverter mesmo com conquistas.

No próximo post, a conclusão com mais 2 opiniões e o fechamento do assunto!


Um comentário: